04 julho 2009

Mais um Projeto da Educapipa é selecionado pelo Ministério da Cultura


Material para Jornal

Pipa e região já podem comemorar a aprovação pelo Ministério da cultura de mais um projeto encaminhado pela Associação EDUCAPIPA.

O Edital Cine + Cultura, recebeu 602 projetos e selecionou 100 projetos em todo o país, estado do Rio Grande do Norte remeteu 45 projetos dos quais apenas 4 foram os selecionados.

A EDUCAPIPA está celebrando esta importante conquista cultural, através dela será realizado o futuro CINECLUBE DA PIPA que irão gerar sessões semanais de cinema e de cine-jornalismo para a comunidade deste município e região.

Após receberem os equipamentos, os projetos selecionados serão treinados em Oficinas de Capacitação Cineclubistas, que têm o objetivo de qualificar participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; de apoiar a formação dos oficinandos com introduções à História do Cinema e Linguagem Cinematográfica; e oferecer informações sobre questões atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade.

O projeto da Educapipa teve como responsável técnica a produtora cultural e nova associada da EDUCAPIPA Ariane Stigger, que junto ao Grupo gestor da Associação comemoram estes novos tempos repletos de atividades de fomento e formação cultural, educacional e de cidadania através do Ponto de Cultura e agora com o Cine + Cultura.

“São projetos culturais muito importantes que estabelecerão um grande diferencial qualitativo para Pipa e municípios da região” comenta a presidente da Educapipa Norma Fagundes.

Os Cines Mais Cultura selecionados receberão conteúdo do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (www.programadorabrasil.org.br). Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública. A Programadora reúne hoje um acervo de 330 obras, organizadas em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros.

Por Ariane Stigger

Nenhum comentário: