15 setembro 2007

TV PIPA exibirá filme na Praia de Sibaúma - Tibau do Sul


No Sábado dia 29/09 a partir das 18hrs, a TV PIPA estará na Praia de Sibaúma para exibir filmes e documentários sobre o local, na praça central do lugar. É a primeira vez que a comunidade irá se ver na tela do cinema, este é o projeto de extensão da EDUCAPIPA com a ajuda do BNB (Banco do Nordeste). Ao lado de Pipa, poucos quilômetros ao sul, seguindo pela orla e logo depois do chapadão, pode-se alcançar uma paisagem que é praticamente a antítese do agito cosmopolita movido a grifes e temperado pela "night" da praia potiguar: Sibaúma.
Área remanescente de quilombo, tem uma escola pública, uma rua e casebres de taipa que em alguns casos parecem brotar da própria areia. É o quilombo de Sibaúma.
Listado como sítio arqueológico pelo IPHAN, as referências turísticas ao lugar concentram o foco na paisagem, nas dunas, no mar, nas falésias. A memória do quilombo existe praticamente apenas para quem ainda vive ali.

Veja o que vai ser exibido:

1- Vídeos dos grupos de dança e da capoeira do lugar;

2- Curta: A Flor do Amador de Walfran Guedes;
Sinopse: Poesia, paixão, natureza e sonhos envolvem duas pessoas que não se vêem, mas sentem um amor que só as águas do rio conseguem ver.

3- Jornal da TV PIPA;

4- Documentário: Sibaúma - Um Povo de Fibra de Sara Jane Vasconcelos;
Sinopse: O documentário registra a história de Sibaúma, bem como os costumes de seu povo, suas tradições e modo de vida. A história de um povo contada por seus próprios personagens.

2 comentários:

Capitão-Mor disse...

Parabéns pelo seu blogue!!!

Lamonier Araújo disse...

pessoal eu não conhecia o trabalho de vocês...
depois que mem indicaramm o seu blog...achei muito interessante o trabalho que vocês realizam...
parabens e continuem assim...
muito sucesso!